METROPOL PARASOL É A MAIOR ESTRUTURA DE MADEIRA DO MUNDO

Parece maquete, mas é de verdade. Não é à toa que o Metropol Parasol impressiona, afinal é a maior estrutura de madeira do mundo. Criação do arquiteto Jürgen Mayer-Hermann para a revitalização da Plaza de la Encarnación, em Sevilha, Espanha.
O arquiteto alemão venceu um concurso realizado pela prefeitura da cidade em 2004. O objetivo era escolher um projeto arquitetônico que remodelasse e revitalizasse uma área abandonada do centro de Sevilha, que na década de 80 abrigava um convento e um antigo mercadão.

2

As obras tiveram início em 2005 e a construção terminou em 2011. Popularmente conhecido como Las Setas de la Encarnación (“Os cogumelos da Encarnación”) – porque a combinação de seus pilares com a estrutura da construção lembram a forma de cogumelos – a construção tem 150 metros de comprimento e 70 metros de largura, sua altura aproximada de 26 metros. Os principais materiais usados foram concreto, madeira e aço, tem quatro andares e ocupa um total de 18 mil metros quadrados com cinco mil metros quadrados de área construída. É suportado por seis colunas de concreto, nas quais há elevadores de acesso aos pisos superiores. Na construção foram utilizados cerca de 3.000 m³ de madeira laminada.

Seu custo aproximado foi de 90 milhões de Euros foi questionado por muito tempo, pois o investimento ficou alto para as economias do governo espanhol.

1

O Metropol Parasol está organizado em quatro pisos. Sendo que o subterrâneo contém o Museu Antiquarium, onde há vestígios de escavações arqueológicas romanas e árabes. O piso 1, o térreo, é o mercado central. Os pisos 2 e 3 são terraços panorâmicos para a cidade de Sevilha, sendo que no segundo piso tem um restaurante, com excelentes vistas sobre o centro de Sevilha.

3

Além de imponente e original e ainda ser considerado um marco da arquitetura moderna, os sevilhanos lutaram contra a construção de obra, pois para eles era uma agressão a toda arquitetura antiga do local, que é considerado um centro histórico. No entanto, acabou agradando a população, porque levou muitos benefícios ao local por causa do turismo, que cresceu devido ao grande número de visitantes atraídos pela construção.

2

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s