DO GOLFE À ENERGIA SOLAR

Campos de golfe abandonados se tornam uma boa alternativa para a construção de parques de energia solar no Japão.

1.jpg

Certos movimentos que acontecem acabam exigindo determinadas mudanças de comportamento, esse é o caso que tem ocorrido no Japão. O país, que tem em sua paisagem inúmeros campos de golfe abandonados está implantando um projeto que transforma os mesmos em parques de coleta de energia solar.

Em um mundo aonde as demandas energéticas se tornam cada vez maiores e a busca por espaço cada vez mais acentuada podemos entender que aderir a um comportamento que canaliza a potencialidade dos empreendimentos já existentes em prol da sustentabilidade não é um fato isolado e sim uma tendência.

Que o golfe é um esporte de luxo todos sabem e alguns fatos que trazem essa classificação são a incrível disponibilidade de espaço que ele demanda e o altíssimo custo de manutenção dos campos. Nos anos 1980, o golfe era um esporte muito praticado no Japão e havia uma grande procura desses espaços, o que fez com que vários campos fossem construídos pelo país. Devido à estagnação econômica, a tendência chegou ao fim e diversos campos de golfe ficaram abandonados, deixando os espaços que ocupam inutilizados.

A solução para o ‘problema’ foi proposta pela empresa Kyocera. Para aproveitar os espaços, que são campos amplos, planos e de alta exposição solar, e impulsionar a produção de energia renovável, a empresa está transformando os antigos campos de golfe em parques repletos de painéis para captação da energia solar.

A primeira usina está sendo construída em Kyoto, as operações tiveram início no final de Junho deste ano e serão finalizadas em Setembro de 2017. Quando pronta, a central terá capacidade de gerar 23 megawatts – energia suficiente para alimentar 8.100 casas comuns. A Kyocera também anunciou a construção de uma segunda central em Kagoshima, esta com capacidade de produzir 92 megawatts, o suficiente para abastecer mais de 30 mil famílias.

 

Publicado no Blog da Opus Incorporadora

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s