Ficción y Fantasia

A exposição Cuba – Ficción y Fantasia é a última a ser exibida pela Casa Daros e é um programa imperdível para os amantes de arte e cultura. A mostra que reúne 15 artistas cubanos dá boas vindas aos expectadores com uma peça icônica, uma granada gigante feita em madeira – do grupo Los Carpenteros, que retrata bem a situação atual da instituição.

2pj_7047-cuba-ficcion-y-fantasia-custom

(los carpinteros, granada de mano, 2004)

A exposição conta com 140 obras pertencentes à Coleção Casa Daros Latinamericana e foram produzidas no período entre 1975 e 2007. Todas elas permeiam a cultura e história da ilha de Cuba, a situação política e econômica tem um forte reflexo nas obras expostas.
img_1039

O debate sobre o isolamento político, da semiliberdade, da dificuldade da expressão artística é evidente ao analisar as peças. Com um forte posicionamento os artistas Lázaro Saavedra, René Francisco e Tonel apresentam trabalhos que fazem o expectador refletir.
casa-daros-15

(El Bloqueo, 1989-1993/2006, Tonel)

Outros artistas de peso também estão presentes na mostra, dentre eles Ivan Capote e Yoan Capote, trazendo à tona as contradições cubanas, Piña e Juan Carlos Amorim, que apresentam com sutileza o conflito entre saudade e realidade, Ana Mendieta e Tãnia Bruguera trazem questionamentos relativos à sociedade dominada pelos homens.
casa-daros-08
Um espaço de arte, educação e comunicação a Casa Daros, no Rio de Janeiro, é uma instituição da Daros Latinamericana uma organização de arte com sede em Zurique, dedicada à criação e manutenção de uma coleção de arte contemporânea.

A Casa Daros ocupa um casarão neoclássico do século XIX projetado pelo arquiteto Francisco Joaquim Bethencourt da Silva e fica no Bairo de Botafogo. A Casa possui um acervo ímpar que conta com cerca de 1.200 obras de 117 artistas, dentre eles Vik Muniz, Regina José Galindo, Lygia Clark.
 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s